Temas do Projeto
Tradições e patrimônios
A própria história da cidade está diretamente ligada ao Rio Piracicaba. A fundação oficial da povoação de Piracicaba aconteceu no dia 1º de agosto de 1767, à margem direita do rio, onde hoje fica o Engenho Central e a Vila Rezende. E muitas das expressões culturais locais emergiram a partir do manancial.
Registrados como patrimônios imateriais do município, a Festa do Divino e o Dialeto caipiracicabano têm uma relação direta com o manancial. Assim como muitas festividades, eventos e tradições locais, que acontecem às margens do rio.
Salão Internacional de Humor
Para muitos pesquisadores, o Rio Piracicaba influencia até o humor dos moradores do município. E passou a influenciar ainda mais a partir do momento que Salão Internacional de Humor passou a abrigar sua mostra principal no Engenho Central, às margens do manancial.
Fundado em 1974, em plena ditadura militar, o Salão consolidou-se como um dos mais importantes do mundo em seu setor e apresenta um charme ainda maior por estar ao lado do manancial.
Música local
Piracicaba é reconhecidamente um celeiro cultural, com talentos em diferentes áreas. Na música, não é diferente. Seja pela importância dos espaços localizados às margens do manancial, ou pela influência poética das águas, o Rio Piracicaba é influência também para os músicos da cidade.
A emblemática “Rio de Lágrimas” já foi gravada por músicos locais de diferentes estilos e é apenas uma forma de evidenciar o rio por meio das canções. Importantes festivais não seriam o mesmo sem a presença do rio.
.